quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ceticismo

O fundador dessa escola filosófica - Pirro (360?-272? a.C.) nascido em Élis, participou da expedição macedônia à Índia, onde estudou o pensamento brâmane. Ao retornar, fundou sua escola a qual pregava uma idéia radical: a de que seria impossível conhecer verdadeiramente qualquer coisa. Os céticos admitiam que a realidad existe, porém afirmavam que a humanidade não teria nenhum instrumento para atingir a verdade de coisa alguma. Portanto, a filosofia deveria ser uma negação do saber e não uma busca.
Principal consequencia dessa idéia: todos os valores sociais, que regem o comportamento e as relações entre os homens, deveriam ser desprezados. Segundo os céticos, para atingir a felicidade, dve-se dirigir uma indifrença absoluta aos costumes e aos acontecimentos da vida. O homem feliz seria aquele que tivese atingido o estado de ataraxia - palavra grega = impertubilidade, o estadi de paz concebido pelo ceticismo. Cético ao pé da letra designa uma pessoa pensativa, absorvida em si mesma, portanto "ausente" do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando