quinta-feira, 24 de junho de 2010

Santos homenageados no mês de junho


Santo Antonio - 13 de junho



Santo Antonio, Fernando de Bulhões) nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua (Itália) em 13 de junho de 1231. Recebeu o nome de Antonio ao passar em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco. É um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal.

São João 24 de junho

São João Batista, nasceu no dia 24 de junho e morreu em 29 de agosto do ano 31 a.C. na Palestina. Foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua eneada Salomé, motivo: a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava o modo de vida daquela época. Antes de Jesus, já pregava publicamente às margens do rio Jordão. Ele instituiu a prática de purificação através da imersão na água o batismo, inclusive batizou seu primo Jesus Cristo nessas águas.

SÃO PEDRO – 29 DE JUNHO

São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro papa.Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.Nas Festas Juninas há muitas comidas (pipoca, pinhão, amendoim, paçoca, milho-verde, quentão, canjica, etc), danças (quadrilha, dança típica dessas festas), músicas e brincadeiras.Tradicionalmente, comemoram-se essas festas acendendo-se fogueiras e soltando fogos de artifício. em todo o país, especialmente nas zonas rurais, há manifestações de expressões folclóricas.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando