sábado, 7 de fevereiro de 2009

Dinâmica Minha casa e eu

A casa é o local de convivência familiar,lugar de nossas realizações pessoais, para cada uma de suas partes podemos dar um significada simbólico.

Material: quadro, folha de papel, lápis.

Procedimento: Escrever as 10 partes da casa no quadro: Porta de Entrada, Corredor, Sala de Visita, Cozinha, Dispensa, Quartos. Quintal. Lavanderia. Porão (depósito). Banheiro.

Pedir que cada aluno escolha três dessas partes e escreva na folha ou caderno. Com o significado em mãos, faremos uma reflexão do que cada parte representa em nossas vidas. Cada aluno ficará sabendo o que significa cada parte escolhida, o professor vai conduzindo e discutindo conforme os significados.

A porta de entrada representa os nossos SENTIMENTOS em geral. Todas as pessoas que entram em nossa casa, geralmente entram pela porta da frente e, sempre deixam algum sentimento para quem fica.

O corredor representa o momento de REFLEXÃO. É quando nos decidimos qual caminho devemos seguir.

A sala de visita é onde recepcionamos nossos visitantes e parentes. Representa as LEMBRANÇAS de quem passou por ali e nos recordamos dos bons momentos.

A cozinha representa o AMOR. É o local onde reune-se a família e onde preparamos as comidas, sempre com muito carinho e dedicação.

A dispensa representa as nossas ENERGIAS que ficam armazenadas. Todas as vezes que nos sentimos fracos, sem forças para derrubar obstáculos, recorremos à dispensar, a fim de encontrar algo que nos torne mais fortes e perseverantes.

O quarto é o lugar dos SEGREDOS, das intimidades. Toda a nossa vida se resume no quarto. Alegrias, discussões, conquistas, derrotas. É o lugar onde compartilhamos nossas confissões com o outro, ou com nós mesmos.

O quintal representa os SONHOS. É a seguinte questão: quando achamos que não há mais saída para nossos problemas, vemos uma "luz no fim do túnel". Do quintal surge os nossos sonhos, que nos faz sentir cada vez mais fortes em busca daquilo que tanto almejamos.

A lavanderia é o lugar do PERDÃO. É quando nos recordamos de momentos e pessoas que nos chatearam por algum motivo e vemos que a melhor coisa a fazer é perdoar e seguir em frente.`´E onde lavamos a "roupa suja" e renovamos nossa maneira de pensar e reavaliamos e nos renovamos para a vida.

O porão ou depósito é o lugar dos CONFLITOS. Geralmente é onde guardamos tudo que não nos serve, ou não queremos ver por um bom tempo.

O banheiro é o local de DESFAZER MÁGOAS. Jogar fora todo o rancor e ódio que guardamos. Sair sem aquele "peso nas costas", renovar a alma e levar a vida adiante sem tristezas, dores, angústias. Ser perseverante. Lembrando que depois da tempestade vem a bonança.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando