quinta-feira, 30 de julho de 2009

O mito de Pandora

Prometeu, que em grego significa: aquele que vê o futuro,doou aos homens o fogo e as técnicas para acender e mantê-lo. Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com este ato, pois o segredo do fogo deveria ser mantido entre os deuses. Por isso, ordenou a Hefesto (deus do fogo e das habilidades técnicas) que criasse uma mulher perfeita e que a apresentasse à assembleia dos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, vestiu essa mulher com veste branquissima, adornou-lhe a cabeça com guirlanda de flores, montada sobre uma coroa de ouro. Hefesto a conduziu pessoamente aos deuses, e todos ficaram admirados; cada um deu-lhe um dom particular. Atena lhe ensinou as artes que convêm ao sexo, como a arte de tecer. Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens. As Cárites, deusas da beleza, e a deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro. Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar e seduzir corações por meio de discursos insinuantes. Depois de receber todos os presentes, recebeu o nome de Pandora (em grego quer dizer "todos os dons".
Zeus, por fim entregou-lhe uma caixa bem fechada ordenando que levasse de presente para Prometeu. Ele não quis nem a caixa nem Pandora e ainda recomendou a seu irmão Epimeteu que também não aceitasse nada que viesse de Zeus. Epimeteu (nome que significa, "aquele que reflete tarde demais") ficou encantado com com a beleza de Pandora e a tomou como esposa.
A caixa foi aberta e de lá escaparam a Senilidade, a insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome e os demais males e espalharam-se pelo mundo tornando miserável a existencia dos homens. Epitemeu tentou fechá-la, mas só restou dentro a Esperança, criatura alada que estava prestes a voar, mas ficou presa na caixa.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando