domingo, 11 de janeiro de 2009

A angústia e o desespero

Para Kierkegaard, o indivíduo passa por ter estágios em sua vida: a estética, a ética e a religiosa.
Na estética ele busca exclusivamente a satisfação de seus desejos, guiado pelo prazer, sem qualquer outro objetivo. Fase triste pois o prazer e efêmero. Pensem aqueles pessoas que vivem em função de festas, de conquistas, de posse; quando perdem-os mergulham na infelicidade, porque só a satisfação pessoal as realiza.
Ética, o ser deixa-se dirigir pela consciência do valor sobre o certo e o errado, do que é moral e justo; começa a se preocupar com o outro, com a vida da sociedade, com sentimentos de solidariedade, de participação política, de respeito. Deixa-se de lado o egoísmo exagerado da fase anterior. Nasce um olhar para para os problemas.
A religiosa, vai-se além da lei, da moral e da razão, deixando-se guiar totalmente pela fé a qual não é buscada pelo caminho intelectual, por conter uma gama de contradições. Nesta fase, o homem, em estado contemplativo, ao encontrar-se com Deus, pela fé encontra-se consigo mesmo. É a fase da maturidade na qual as coisas do mundo perdem o sentido. É por este meio que nos encontramos verdadeiramente em estado de liberdade.
Cada passagem acontece por meio dialético de contrários o que caracteriza solidão e angústia, no entanto, permite amadurecimento de si próprio, consequência: contato com Deus.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando