sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia de Ação de Graças

DIA DE AÇÃO DE GRAÇASA origem da comemoração do dia de ação de graças remonta há milhares de anos, quando povos antigos se reuniam para festejar a colheita de seus cereais, base de sua alimentação e subsistência. Porém, tomou incremento, nos tempos modernos, quando um grupo de protestantes, em 1620, abandonou a Inglaterra devido a perseguições religiosas rumo à América.Eram 102 pessoas que viajaram no navio Mayflowers e eram chamados “os puritanos”.Vindos para uma terra estranha e selvagem, muito sofreram ante as intempéries do tempo e da falta de experiência no cultivo da terra e tendo ainda que construir suas casas antes que o inverno chegasse. Muito os ajudaram os índios americanos, que lhes ensinaram a lavrar a terra, a plantar e a caçar. Porém, mais da metade destes peregrinos morreu antes da primeira colheita pelas doenças e outras causas. No ano seguinte, quando chegou a época de colher os frutos da terra, ficaram maravilhados com a fartura. Após a colheita eles se reuniram para comemorar e agradecer a Deus por aquela bênção e pela terra que haviam escolhido para sua pátria. O presidente George Washington fez uma proclamação a favor da festividade, ficando escolhida a última quinta-feira de novembro para expressar a gratidão nacional.No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos assistiu ao culto de ação de graças e, impressionado, declarou: “Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. Mas foi o presidente Eurico Gaspar Dutra que instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17 de agosto de 1949. A lei foi regulamentada no ano de 1965 pelo então presidente Castelo Branco, quando se oficializou a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo o território nacional.O Dia Nacional de Ação de Graças é um momento especial para agradecer por todas as maravilhas que nos cercam (Ts 5,16-18), pela grande dádiva da vida, pela grandiosidade da criação e evolução do universo, pelas belezas da natureza, por todos os talentos e dons presenteados à humanidade (Sl 117). Dia em que todos devem fazer uma pausa em seus afazeres, independente da fé ou crenças, e refletir, agradecer a Deus por todos os bens recebidos: a saúde, o amor, a pátria, o trabalho, a família, pelo conforto e auxílio nas dificuldades e provações cotidianas, e através de sua espiritualidade própria e peculiar dar graças. Acompanhar a atitude de todos os povos que no decorrer da história demostram reconhecer a bondade de Deus e com hinos e cantos, orações e contemplação, dar-se conta de sua presença e atuação em nossas vidas, interagindo conosco e mostrando-se sempre carinhoso, revelando que tudo provém e manifesta seu infinito amor.

Silvio Luiz Wolitz de Almeida Jr.,agente de pastoral e estudante de Teologia da PUCRS,professor de Ensino Religioso e Biólogo

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando