domingo, 11 de outubro de 2009

Cristo Redentor, uma das maravilhas do mundo

Estátua do Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura, cartão postal.
Rio de Janeiro, situado a 22º54' 23" de latitude sul e 43º 10' 21" de longitude oeste

Rio de Janeiro - cartão postal: Cristo Redentor

12 de outubro de 1931.
O monumento do Cristo Redentor foi inaugurado, com 30 m de altura e pesando 1145 toneladas, a setenta metros acima do nível do mar, no cume do Corcovado. Ao seu redor há um mirante que oferece uma das mais lindas paisagens do mundo: a baia de Guanabara, o Pão de Açúcar, a enseada de Botafogo e a lagoa Rodrigo de Freitas.
O Cristo Redentor é a maior estátua do Brasil e uma das maiores do planeta é um dos cartões postais mais conhecido do mundo.
Sob o Cristo há uma capela na qual já estiveram o cardeal Pacceli, o papa Pio XI, o cardel Montini, o papa Paulo VI e o papa João Paulo II, abençoando nosso país.

Histórico

No século XIX o padre Pedro Maria Bos teve a ideia de colocar uma estátua de Jesus Cristo sobre o Corcovado, porém falece sem realizar seu sonho.
Na década de 1920, o arcebispo Sebastião Leme organizou uma campanha para angariar fundos para construir a estátua.
Projeto elaborado por Heitor da Silva Costa, colaboradores: o arquiteto francês Paul Landowsky e o artista italiano Paulo Landucci.

Colombo e os reis católicos

Reis católicos: Fernando e Isabel
Colombo nasceu por volta do ano de 1451. Marinheiro desde sua infância tornou-se um cartógrafo brilhante.

Na época em que os portuguses tentavam encontrar por meio das grandes navegações o caminho para as Índias, rumando pelo extremo sul da África, ele tinha certeza de uma rota mais curta indo em direção ao ocidente, só precisava de apoio para concretizar sua teoria. Procura ajuda e após seis anos recebe o apoio tão desejado pelos reis da Espanha: Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela.

Segue viagem em 1492 com simples embarcações Santa Maria, Pinta e Niña. Parte em direção as Ilhas Canárias inde permanece por algum tempo. Após um mês, com a tripulação já cançada a qual fez um motim que o obriga prometer que voltariam caso não tivesse sucesso num período de três dias.

No terceiro dia viram algumas ilhas, desembarcaram e lá hastearam a bandeira da Espanha.

Posteriormente seguiram para Cuba. Antes da vilta mantiveram uma pequena colonia no Haiti.

Em 1493, Colombo fez outra viagem e descobre novas ilhas. Em outra viagem 1498 descobre Trinidad.

Em 1502 fez sua última viagem sem nenhum sucesso. Doente e desapontado por não ter encontrado o caminho para a Ásia retorna a Espanha. Em 1506 morre na mais complete pobreza.

12 de Outubro a América que surge no contexto mundial

11 de outubro de 1492, Colombo vê as luzes da América.
Os 90 marujos das caravelas Santa Maria, Pinta e Niña estavam prestes a se amotinar. Desesperavam-se com os interminávis dias no mar quando, às 10h da noite daquela quinta-feira, Cristovão Colombo visualiza luzes no horizonte, provavelmente clarão de fogueira. A hipótese do motim foi esquecida. Às 2h da madrugada, o marinheiro Rodrigo de Triana gritou o desejado "Terra! Terra!". Depois de 36 dias no mar, navegando sempre rumo a oeste, Colombo e seus tripulantes colocavam os pés em terra firme. O local foi batizado de San Salvador (Guanahani, na língua nativa). Colombo não sabia que descobrira um novo continente. Acreditava ter chegas às Índias.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando