segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gêneros literários

A literatura, quanto à forma, pode ser apresentada em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo e estrutura podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros: o lírico, o dramático e o épico. Para ser mais didático adota-se uma divisão desmembrando do épico o gênero narrativo, podemos reconhecer ainda o gênero didático este como afirma Wolfgang Kayser: " o didático costuma ser delimitado como gênero especial que fica fora da verdadeira literatura"
Gênero lírico vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram feitas para serem cantadas.
Gênero dramático - drama, em grego significa ação.
Gênero narrativo é visto como uma variante moderna do gênero épico, caracterizando-se por se apresentar em prosa.
Gênero épico - A epopéia é a narração poética de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a toda uma coletividade. É uma poesia objetiva, impessoal; baseada sempre na história de um povo. Entre as mais famosas epopéias, destacamos: Ilíada e Odisséia (Homero, Grecia); Eneida (Virgilio, Roma); Paraíso perdido (Milton, Inglaterra); Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itália); Os lusíadas (Camões, Portugal)
Na literarura brasileira, as principais foram escritas no século XVIII: Caramuru (Santa Rita Durão); O Uruguai (Basílio da Gama) Vila Rica (Cláudio Manuel da Costa).
Uma epopéia clássica apresenta-se dividida em cinco partes:
a) proposição ou exórdio - é a apresentação do tema e do heroi;
b) invocação - o poeta pede auxilio às musas inspiradoras
c0 dedicatória - o poeta dedica a obra a um protetor;
d) narração - é o desenvolvimento do tema e das aventuras do heroi, com a exposição de fatos históricos
e) epílogo - é o encerramento do poema.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando