sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Frutas cristalizadas

Além de muito gostosas, elas dão um charme especial a qualquer prato. São fáceis de preparar. Basicamente, utiliza-se água, açúcar, fruta e conforme o resultado desejado usa-se cal virgem. Algumas receitas pedem ate dez dias para o açúcar se incrustrar nas frutas. Existem forma simples, práticas e economicas como as que requerem somente as cascas como ingrediente principal. As frutas citricas, cidra, laranja e limão oferecem as melhores cascas para cristalizar: corta-se a fruta em quatro, retra-se a polpa, que pode ser usada para geleia, compota ou suco. Em seguida, lava-se bem a casca e ferve-se por 10 minutos, com uma pitada e sal, para neutralizar a acidez. Depois, é só passar pelo processo de cristalização da polpa das frutas.

Mamão cristalizado

2 mamões médios verdes ou durinhos
3 colheres de cal virgem (encontrado em casas de material de construção)
1 quilo de açúcar
1 litro de água para fazer a cada.

Preparo

Antes de tudo, faça a calda somente com água e açúcar. Deixe ferver até engrossar, tomar cuidado para não caramelizar. Reserve.
Lave bem os mamões, retire as sementes e corte-os em cubos.
Deixar de molho na cal virgem por três horas, com água suficiente para cobri-los.
Passado esse tempo, lave-os bem e escorra.
Quando estiverem secos, coloque-os na calda já pronta e deixe por uma hora no fogo baixo, ou até atingirem uma coloração amarelada. Está pronta.
Para armazenar, utilize pote de vidro, guardar os mamões frios cristalizados com ou sem calda. Se quiser secos deve escorrer antes para retirar todo o xarope e esperar algumas horas para secarem bem.

Sugestões de frutas

Figo, pera verde, abacaxi, banana, pêssego verde, damasco, kiwi, cereja, mamão verde (com ou sem casca), laranja, limão, cidra (com ou sem casca) e casca de melancia.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando