domingo, 14 de junho de 2009

Ser professor... D. Pedro I

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens para o futuro"

Filosofia

O pensamento filosófico da Idade Média influenciado pelo cristianismo, confundiu-se em alguns momentos com a teologia, servindo-se da fé e dogmas religiosos. O grande teológo da Alta Idade Média foi Santo Agostinho, um dos doutores da Igreja, a ele deve-se a síntese entre a filosofia clássica: a platônica e a doutrina cristã. Segundo Santo Agostinho, a natureza humana é, por essência, corrompida, é na fé em Deus a remissão e salvação eterna. Essa visão tanto quanto pessimista foi substituída na Baixa Idade Média, por uma mais otimista e empreendedora do homem; a filosofia escolástica que procurou hamonizar razão e fé, partindo do pressuposto: o progresso humano depende não apenas da vontade divina, mas do empenho do próprio homem. Essa atitude refletia uma tendência à valorização dos atributos racionais humanos, sem existir conflito entre fé e razão - elas são essênciais na busca do conhecimento. Considerados precursores do humanismo o grande legado dos escolásticos da Baixa Idade Média foi restituir oa homem medieval a confiança em si mesmo e em sua capacidade de inquirir, raciocinar e compreender.
O termo escolástica, vem de officium scholasticus, nome do sujeito dedicado a divulgar a cultura das ste artes liberais nas escilas monãsticas e nas catedrai desde a época de Carlos Magno, mostrava a forte preocupação com o conhecimento, típico da época.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando