terça-feira, 16 de junho de 2009

Ouço o trovão se aproximando


Trecho do diário de Anne Frank

Bem no fundo, os jovens são mais solitários do que os adultos. Li isso em algum livro e ficou na minha mente. Pelo que posso dizer, é verdade. Então, se você está se perguntando se ficar aqui [no anexo secreto] é mais difícil para os adultos do que os jovens, a resposta é não, com certeza os mais velhos têm uma opinião formada sobre tudo, são seguros de si e de seus atos. Para nós, jovens, é duas vezes mais difícil manter nossas opiniões numa época em que os ideias são estalhaçados e destruídos, quando o pior lado da natureza humana predomina, quando todo mundo duvida da verdade, da justiça e de Deus. (...) Para mim, é totalmente impossível construir a vida sobre um alicerce de caos, sofrimento e morte. Vejo o mundo ser lentamente transformado em uma selva, ouço o trovão que se aproxima e que, um dia, irá nos destruir também, sinto o sofrimento de milhões.

Rev. Época 20/12/1999

Guerra Mundial: flagelo da humanidade

Policiais nazistas prendem Anne Frank (4/8/1944)

Por volta das 10 da manhã daquela sexta-feira, agentes da polícia de segurança alemã descobriram o esconderijo de Anne Frank no nº 263 da Rua Prinsengracht, em Amsterdã. Desde o dia 6 de julho de 1942, a garota e outras sete pesoas, entre elas o pai, Otto, a mãe, Edith, e a irmã mais velha, Margot, viviam escondidas em um anexo secreto para escapar da prisão nazista. Os dias de exílio foram descritos com detalhes no diário da menina, que completara 13 anos quando se escondeu com a família. Depois de descobertos, os prisioneiros foram enviados a Westerbork, um centro de triagem de judeus no norte da Holanda, e em 3/9 embarcaram no último trem que partiria da Holanda para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Anne e sua irmã morreram de tifo no campo de Bergen-Belsen, em março de 1945, poucas semanss antes da chegada dos aliados. O diário foi publicado pela primeira vez em 1947.

Filósofos e seus pensamentos

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro, a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. (Platão)

São filósofos verdadeiros aqueles que gostam de contemplar a verdade. (Platão)

O homem é a medida de todas as coisas (Pitágoras)

Os amigos têm tudo em comum, e a amizade é a igualdade.(Pitágoras)

Os homens que sempre falam a verdade são os que mais se aproximam de Deus. (Pitágoras)

O riso afasta o medo e quem não tem medo tem fé. (Pitágoras)

A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus. (Pitágoras)

Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te. (Pitágoras)

A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo, a mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus. (Tales de Mileto).

Filosofia. Tales de Mileto

Um sofista se aproximou de Tales de Mileto, um dos sete sábios da Grécia Antiga e tentou confundí-lo com as perguntas mais difícies. Porém o sábio esteve à altura da prova, respondendo a todas sem vacilar.
1 - Qual é a coisa mais antiga?
- Deus, porque sempre existiu

2 - Qual é a coisa mais formosa?
- O universo, porque é obra de Deus.

3 - Quaal é a maior de todas as coisas?
- O espaço, porque contém toda a criação.

4 - Qual é a coisa mais constante?
- A esperança, porque permanece no homem depois que haja perdido tudo.

5 - Qual é a melhor de todas as coisas?
- A virtude, porque sem ela não existe nada de bom.

6 - Qual é a mais rápida de todas as coisas?
- O pensamento, porque em menos de um minuto pode-se voar até o final do universo.

7 - Qual é a mais forte de todas as coisas?
- A necessidade, porque faz com que o homem enfrente todos os perigos da vida.

8 - Qual é a mais fácil de todas as coisas?
- Dar conselhos.

9 - Qual é a mais difícil de todas as coisas?
- Conhecer a si mesmo.

Nesta nona pergunta o sábio disse um paradoxo, seu interlocutor talvez nunca tenha entendido e para a maioria das pessoas terá um sentido superficial.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando