terça-feira, 13 de outubro de 2009

Santa Tereza D' Ávila, nasceu na província de Ávila, Espanha em 28 de março de 1515 em Gotarrendura.
Pais; Alonso Sanches de Cepida e Beatriz Dávila e Ahumada.
Padroeira dos Professores.

15 de Outubro - Dia consagrado a Santa Tereza D' Ávila

15/19/1827, D. Pedro baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil.
Mas foi somente em 1947, 120 anos depois após o decreto que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
Iniciou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 na Rua Augusta onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "caetaninho".
O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho até 15 de dezembro, apenas 10 dias de férias. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para evitar a estafa, e também de congraçamento e analise de rumos para o restante o ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que na sua cidade natal professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confratenização. Com os professores Alfredo Gomes, Antonio Pereira e Claudino Buska a ideia estava lançada.
A celebração, que foi um sucesso, espalhou pela cidade e pelo país, nos anos seguintes até ser oficializada. O Decreto definia a essência e a razão do feriado "para comemorar condignamente a função do mestre na sociedade moderna", fazendo participar os alunos e suas famílias.

Projeto de Lei

O Deputado Estadual Paulista Dr. Antonio Carlos de Salles Filho, no mandato 1947/51, é o autor do projeto de lei que instituiu a homenagem em ambito do território de São paulo, e mais tarde coo Deputado federal 1955/59 faz abrangência nacional.

Dia do Professor - 15 de outubro

A criação da data em homenagem ao professor estabeleceu-se em virtude de D. Pedro I, no ano de 1822, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias, chamadas "Escolas de Primeiras Letras", decreto federal 52682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciado de acordo com o sexo, os meninos aprenderiam ler, escrever, as quatro operações matemática, (núcleo comum) e noções de geometria; as meninas aprenderiam as mesmas matérias do núcleo comum e prendas domésticas ( costuras, bordar e cozinhar)
A ideia de feriado surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda equipe para discutirem problemas da profissão, planejamento das aulas e troca de experiências, a reunião foi um sucesso fazendo com isso que outras escolas aderissem a mesma tática e mesma data, até que tornou-se muito importante para a estrutura escolar do país.
Anos mais tarde passou a ser feriado nacional.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando