sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Rosa


A rosa, seu nome vem do latim, que por sua vez procede do grego rhodon numa referência a Rodes, ilha coberta de rosas.

Qualificada como " a rainha das flores" pela poetisa Safo no século VI a.C. ela teria sido criada segundo a mitologia grega por Clóris, deusa das flores (Flora entre os romanos), com o corpo inanimado de uma ninfa.Foi consagrada a Afrodite, deusa do amor, e depois a Vênus, na época romana. Dionisio, segundo a tradição mais difundida, ofereceu-lhe seu perfume inebriante, e as Três Graças lhe concederam o encanto e o brilho que ela trazia aos que a contemplavam. Cupido, filho de Marte, deus da guerra e de Vênus, usava uma coroa de rosas, assim como Priapo, deus dos jardins e da fecundidade. Mil anos ante da nossa era, a rosa-de-damasco, uma das mais antigas que se conhece, era cultivada na ilha de Samoa, no Mediterrâneo, em honra a Afrodite.

As lendas que falam do nascimento da rosa vermelha, símbolo de regeneração, são muitas.

Uma das versões da mitologia grega conta que ela teria sido tingida com o sangue de Adônis, mortalmente ferido, e o de sua amante Afrodite, que ao correr em seu socorro, teria se machucado num arbusto de rosas brancas. O branco, símbolo da pureza e o vermelho, símbolo da paixão amorosa, evocam os dois aspectos do amor encarnado por Vênus-Afrodite, por essa razão que a rosa era utilizada na Antiguidade nas cerimônias nupciais: coroas de rosa ornavam a fronte dos esposos.

Descobriram-se buquês intactos no sarcófago de TulanKhamon, e, sob o reinado e Ramses II sua essência se tornou um dos ingredientes de base dos rituais de mumificação.

A rainha Cleópatra (69 a 30 a.C.) teria exigido que uma de suas sala no palácio em Alenxandria fosse enchida com pétalas até a altura dos joelhos com a finalidade de seduzir Marco Antonio.

Na Idade Média, a literatura se apoderou da rosa, símbolo do amor como o alegórico Romance da Rosa de Guilaume de Lorris, um best-seller do séculoXIII, em cuja história um jovem sonha com o amor ideal e neste sonho a mulher que ele ama é simbolizada por um botão de rosa, em um jardim representando a vida cortês.

Mas as Cruzadas é que iriam desempenhar um papel determinante na expansão da cultura das roseiras na França.

O conde de Champagne trouxe da Terra Santa em 1240, uma variedade de um púrpuro violáceo que se converteu na célebre rosa Provins," Batizado Rosa gallica officinalis" pelos botânicos, essa flor soberba de aroma inebriante, também era conhecida pelo nome de "rosa dos boticários" em razão de suas propriedades medicinais.

O Renascimento associava flor o amor eterno.

Foram pétalas de rosas esvoaçantes que Sandro Botticelli pintou em 1485 em seu quadro O Nascimento de Vênus.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando