sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nossos alunos

Nossos alunos são sempre especiais é só prestarmos atenção no seu grande potencial de criatividade, lembrando que ensinar é aprender.

Lembrei-me que ao começar ensinar sobre hidrografia falei sobre o rio. Conceito: "O rio é uma corrente de água doce" na cidade tem um rio temporário do rio Ipanema, uma das minhas alunas no outro dia disse: Tia, eu fui ao rio, ele não tem corrente e nem é doce. Adorei a observação pois comecei a trabalhar diferente, não dei mais conceitos prontos mas formando com eles o conceito, foi gratificante!

Estudo do adjetivo- palavra que qualifica o ser. Foi outro desastre. Mudei: fomos a cata de tudo que encontrassemos, latinhas, folhas, embalagens, material escolar... expomos no quadro e começamos a observar, tamanho, textura, cor, bonito, feio, grande, pequeno, largo, estreito... e nunca mais tiveram dúvidas sobre adjetivos.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando