domingo, 14 de fevereiro de 2010

Saudades eternas

João Praxedes, na Paraíba (Princesa Isabel)


Percília






João Praxedes








Matagrandense ilustre

João Praxedes da Silva, nasceu em Mata Grande, 06/06/19o9, passou sua juventude em Princesa Isabel (PB). Casado com Percília Alves da Silva, tiveram 13 filhos dos quais sobreviveram o4 - Inês, Salete, João e Expedito.
Retorna a Mata Grande nos idos de 1940, fixando residencia na Serra do Sabonete, onde residia seu irmão Manuel Praxedes, muda-se para a cidade, onde mora alguns anos no Ripitete, começa a trabalhar como eletricista até aposentar-se.
Como Eletricista foi um exemplo de funcionário sempre pronto a cumprir com suas obrigações em qualquer hora do dia ou da noite, sempre prestativo. Homem que sempre via a família como prioridade. Nas suas horas de folga trabalhava como flandreleiro, aí também era um mestre. Matagrandense que soube dignificar sua trajetória de vida.
Todos os anos no dia de seu aniversario, enquanto houve auto-falante na Prefeitura, era homenageado, fato que fazia~me ficar cada vez mais orgulhosa de meu pai.
Anos a fio ornamentava a lapinha de dona Guiomar a qual era uma festa para os olhares de todos, fazia-se romaria para ver, era uma atração a parte.
A iluminção da torre da Igreja era todos os anos restaurada com luzes formando a cruz era meu pai o responsavel.
As festas do Colégio Félix Moreno, todas as suas luzes eram uma das suas responsabilidades.
Muda-se para Maceió no entanto, sua cidade nunca foi esquecida, suas ruas, seus amigos e conhecidos sempre estavam lembrados cada vez que sentavamos aos domingos em sua casa.

João Praxedes não foi um homem de posses financeiras no entanto foi digno, justo, leal, prestativo e honrado somando um ícone no cenário de todos os filhos desta cidade que possuem todos esses adjetivos, não tendo brasão de nobreza foi nobre nas suas atitudes como homem que enobrece a sua cidade natal.
Veio a falecer em Maceió, 01/10/2004

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando