terça-feira, 15 de setembro de 2009

Palácio do Governo Maceió






Igrejas centenárias de Marechal Deodoro

Emancipação Política de Alagoas 16/09/1817

O povoamento do território alagoano se processou lentamnte, mas admite-se que sua formação se originou de três grupamentos básicos: Penedo, Porto Calvo e Alagoas (atual Marechal Deodoro).

A região foi invadida por franceses no ínicio do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535 sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Penambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região de Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar a região.
Em 1706 Alagoas é elevada à condição de comarca, primeiro passo para alcançar sua autonomia. Por volta de 1730 a camarca possuia cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade
A emancipação política aconteceu em 1817 quando comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subsequentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam.
A primeira Constituição do Estado foi assinada em 11/06/1891, em meio a grande agitação politica, que assinalaram o ínicio da vida republicana.
Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade de Alagoas para Maceió. O primeiro governador foi Francisco de Melo Póvoas.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando