quinta-feira, 11 de junho de 2009

Estoicismo

Estoicismo: fundador - Zenão, nascido em Cício, povoação localizada na ilha de Chipre.Através de textos trazidos de Atenas por seu pai, ele entra em cintato com a filosofia.
Problema fundamental escolhido pelos estóicos: a busca da felicidade.
A felicidade, para eles era um estado de tranquilidde plena, só atingida por meio da pratica virtuosa. A virtude era definida como uma negação constante, que consistia na indiferença dirigida a todas as experiências da vida. O único valor para eles é a sabedoria, cultivada do pensamento, única atividade em que vale a pena se empenhar. Resumindo: indifrença direcionada a toda forma de prazer e de sofrimento. Embora o pensamento estóico dedique-se as questões relativas `atitudes individuaism como a moral, também aprsenta esplicações para o universo e como conhecê-lo por meio dos sentidos.
Na política - afirmava: o homem não pertence a um lugar definido, mas sim um cidadão do mundo (cosmopolitismo), Musônio Rufo, afirmou "o mundo é a prátria comum de todos os homens" ( séc. 1 era cristã).

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando