quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Zé Pereira

Considerado o primeiro grande símbolo do carnaval, veio de Portugal, o tocador de bombo, precursor do rei momo.
Rostão amorenado e simpático, olhos brejeiros, bigode curto e grisalho, cabelos brancos e à escovinha, barba escanhoada, altura regular, ombros e cadeiras largas, peito cabeludo, muscultura de atleta, sempre em mangas de camisa e muita saúde, esse era o José Nogueira de Azevedo Paredes, o português, que em uma segunda-feira de carnaval, por volta de 1850, reunido com conterraneos no Rio de Janeiro relembra dos desfiles de sua cidade natal e resolve reproduzi-los.
Alugaram zabumbas e tambores e, liderados pelo bombo de Zé Pereira percorrem as ruas fazendo tanto sucesso que nos anos seguintes a brincadeira se repete. As pessoas gritavam vivas ao grupo e trocaram o Nogueira por Pereira, nasceu assim o mito do Zé Pereira, símbolo do Carnaval.. Clubes carnavalescos, blocos e cordões passaram a desfilar com zé-pereiras.

O Entrudo

O Entrudo era festejado antes de Cristo para comemorar a chegada da primavera.
D. Pedro II e membros da realeza gostavam de participar do Entrudo. O qual era feito no palácio.
A brincadeira que precedeu o Carnaval era adotada em todo o país, as vezes chegava a violencia e algumas leis municipais proibissem a prática, era considerada nociva.
Vinda de Portugal, onde acontecia entre sábado Gordo e a quarta-feira de Cinzas, na abertura da primavera, era realizado entre famílias amigas ou pessoas conhecidas, mais tarde ganha as ruas, popularizando-se, atingidos por baldes de água, farinha, cinzas, lama, onde quer que as pessoas se encontrassem. As casas ficavam inundads, pessoas nas ruas molhadas e todos se divertiam.
Mais civilizado chega ao início do século, as pessoas sendo atingidas por limõezinhos de cera, cheios de água perfumada. Até o carnaval se impor no país.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando