quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Zé Pereira

Considerado o primeiro grande símbolo do carnaval, veio de Portugal, o tocador de bombo, precursor do rei momo.
Rostão amorenado e simpático, olhos brejeiros, bigode curto e grisalho, cabelos brancos e à escovinha, barba escanhoada, altura regular, ombros e cadeiras largas, peito cabeludo, muscultura de atleta, sempre em mangas de camisa e muita saúde, esse era o José Nogueira de Azevedo Paredes, o português, que em uma segunda-feira de carnaval, por volta de 1850, reunido com conterraneos no Rio de Janeiro relembra dos desfiles de sua cidade natal e resolve reproduzi-los.
Alugaram zabumbas e tambores e, liderados pelo bombo de Zé Pereira percorrem as ruas fazendo tanto sucesso que nos anos seguintes a brincadeira se repete. As pessoas gritavam vivas ao grupo e trocaram o Nogueira por Pereira, nasceu assim o mito do Zé Pereira, símbolo do Carnaval.. Clubes carnavalescos, blocos e cordões passaram a desfilar com zé-pereiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando