sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Flor e a Fonte

"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror
E a fonte, sonora e fria,
Cantava, levando a flor.

"Deixa-me, deixa-me, fonte"
Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
"Não me leves para o mar"

E a fonte rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria,
Corria levando a flor.

"Ai, balanços do meu galho,
"Balanços do berço meu;
"Ai, claras gotas de orvalho
"Caídas do azul do céu!..."

Chorava a flor, e gemia,
Branca, branca de terror,
E a fonte, sonora e fria,
Rolava, levando a flor.

"Adeus, sombra das ramadas,
"Cantigas do rouxinol;
"Ai, festa das madrugadas,
"Doçuras do por do sol;

"Carícia das brisas leves
"Que abrem rasgões de luar...
"Finte, fonte, não me leves,
"Não me leves para o mar!..."

As correntezas da vida
E os restos do meu amor
Resvalam numa descida
Como a da fonte e da flor...

(Transcrito de Rosa, Rosa de Amor, Poemas e Canções)
(Vicente de Carvalho)

Epicurismo

Epicurismo - fundador, Epicuro descendente da nobreza de Atenas. Em 306 a.C., fundou sua escola no jardim de uma grande casa: Jardim de Epicuro.
Dizia: Deves servir à filosofia para que possas alcançar a verdadeira liberdade.
A alma é corpórea, composta de particulas sutis, difusa por toda a estrutura corporal... Logo que se dissolve inteiramente o corpo, a alma se dissipa, e disseminada perde a sua força e os seus movimentos, de tal modo que ela se torna insensével. (antologia de textos. Epicuro)
O epicurismo afirmava que a filosofia deve servir para libertar o homem do medo do destino, da morte, das divindades seus argumentos: sendo a alma composta de partículas imateriais, muito leve e imperceptíveis - átomos, conceito de Demócrito. Com a morte, os átomos se dispersam e a alma se desfaz. Portanto, Epicuro acreditava que não existia vida após a morte, assim não havia motivo para preocupação com o que podia acontecer no além.
O epicurismo acreditava que existiam diversos mundos e no espaço entre eles, os intermundos, o lugar onde os deuse viviam, completamente desinteressados pelos homens. Logo, se as divindades desprezavam a vida humna, não influenciando em nada a existencia das pessoas. Em suma - a finalidade da vida é o prazer. Esta doutrina afirmava que valores como a amizade, o pensamento, a apreciaçaõ das beleza naturais e das artes sãi formas de obter esa satisfação. A felicidade, a paz esperitual, seria alcançada quando o homem atingisse o autodomínio, i. é, se libertasse de todos os medos e desejos, agindo somente segundo sua vontade.

Cinismo

As idéias dos estóicos foram influenciadas pelo cinismo, corrente de pensamentos desenvolvidos no mesmo período de Sócrates. Fundador - Antístenis, ateniense que conheceu o grande filósofo. Pensamento cínico: a maior virtude que m homem pode atingir é a independência frente a todos os acontecimentos da vida. Resumindo: libertar-se dos costumes e das normas sociais através da satisfação apenas das necessidades absolutamente vitais - alimentação e o sono: as demais, impostas pelas regras sociais, deveriam ser desprezadas como a riqueza, o poder e o reconhecimento social. Grande exemplo dessa corrente foi Diógenes (sé.IV a.C.), o mais famoso cínico que levou ao pé da letra, vivendo em absoluta pobreza, vivendi dentro de um barril, nu e que ridicularizava todos os cidadãos e seus hábitos com um humor implacável é o que afirma a História.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando