domingo, 18 de outubro de 2009

Platão - filósofo grego

Platão
Importante filósofo grego nasceu em Atenas provavelmente em 427 a.C e morreu em 374 a.C.
É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou consideravelmente a filosofia ocidental.
Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria)

Frases:

* O belo é o esplendor da verdade.
* O que mais vale não é viver, mas viver bem.
* Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias.
* O amor é uma perigosa doença mental.
* Praticar injustiças é pior que sofrê-las.
* A harmonia se consegue através da virtude.
* Teme a velhice, pois ela nunca vem só.
* A educação deve possibilitar ao corpo e a alma toda a perfeição e a beleza que se podem ter

Filosofia - O Mito da Caverna

O Mito da Caverna narrado por Platão é talvez, uma das mais profundas metáforas imaginadas pelo filósofo, em qualquer tempo, descreve a situação geral em que encontra a humanidade. para ele todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita a quase 2500 anos , inspirou até hoje inúmeras reflexões.

A condição humana

Platão viu a maioria da humanidade condenada a uma infeliz condição ( no livro VII de A República, um diálogo escrito entre 380-379 a.C), todos presos desde a infância no fundo de uma caverna, imobilizados, obrigados pelas correntes que os atavam a olharem sempre à parede em frente. O que viriam então? Suponho que existessem algumas pessoas, um prisioneiro, carregado para lá e para cá, sobre sua cabeça estátuas de homens, animais, vasos, bacias e outros vasilhames, por detrás do muro onde os demais estavam encadeados, havendo ainda escassa iluminação vinda do fundo do subterrâneo, desde que os habitantes daquele triste lugar só poderiam enxergar a garatuja das sombras dos objeto, surgindo e se desfazendo diante deles. Era assim que viviam os homens. Acreditava que as imagens fantasmagóricas que apareciam aos seus olhos ( que chamou de ídolos) eram verdadeiras, tomando o espectro pela realidade. A sua existência era portanto, internamente dominada pela ignorância (agnóia).

Libertação da homem

Se alguém resolvesse liberta um daqueles pobre coitado de sua pesarosa ignorância e o levasse mesmo que arrastado para longe da caverna, o que poderia suceder-lhe?
No primeiro momento, do lado de fora, ele não enxergaria, ofuscado pela extrema luminosidade do exuberante Helio, o Sol, que tudo pode, que tudo provê e vê. Mas depois aclimatado, iria desvendando aos poucos, como se fosse alguém lentamente recuperando a visão, as manchas, as imagens, e finalmente uma infinidade de outros objetos maravilhosos que o cercavam Assim, ainda estupefato se depararia com a existência de um outro mundo, totalmente oposto ao do subterrâneo em que fora criado.
O universo da ciência (gnose) e o do conhecimento (espiteme) por inteiro, se escancarava diante dele, podendo então vislumbar e embevecer-se com o mundo da forma perfeita.

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando