terça-feira, 13 de outubro de 2009

15 de Outubro - Dia consagrado a Santa Tereza D' Ávila

15/19/1827, D. Pedro baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil.
Mas foi somente em 1947, 120 anos depois após o decreto que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
Iniciou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 na Rua Augusta onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "caetaninho".
O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho até 15 de dezembro, apenas 10 dias de férias. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para evitar a estafa, e também de congraçamento e analise de rumos para o restante o ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que na sua cidade natal professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confratenização. Com os professores Alfredo Gomes, Antonio Pereira e Claudino Buska a ideia estava lançada.
A celebração, que foi um sucesso, espalhou pela cidade e pelo país, nos anos seguintes até ser oficializada. O Decreto definia a essência e a razão do feriado "para comemorar condignamente a função do mestre na sociedade moderna", fazendo participar os alunos e suas famílias.

Projeto de Lei

O Deputado Estadual Paulista Dr. Antonio Carlos de Salles Filho, no mandato 1947/51, é o autor do projeto de lei que instituiu a homenagem em ambito do território de São paulo, e mais tarde coo Deputado federal 1955/59 faz abrangência nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando