quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal - a Estrela de Belém

Conta a história, através do Evangelho segundo Mateus, que quando Jesus nasceu uma estrela anunciou seu nascimento e guiou os três Reis Magos, do ocidente até o local onde estava o Menino Jesus, Maria e José.
Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.
Astrólogos da Antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos aconteciam devido ao nascimento de um rei, motivo pelo qual teriam considerado a aparição da estrela como anúncio ao nascimento de Jesus.
Esse fato está registrado na bíblia, caracterizando bem essa passagem, onde é citada a própria fala desses: “onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo" (Mateus 2:1-2).
Reis Magos seguindo a Estrela de Belém
Os três Reis Magos eram Belchior, Baltazar e Gaspar, que levaram incenso, ouro e mirra para presentear Jesus, onde cada um deles teria um importante significado para sua vida.
O incenso foi dado para manter o bebê protegido, representando a fé, a oração que chega a Deus através da fumaça.
O ouro foi ofertado para representar a realeza, para trazer-lhe riquezas, providência e proteção divina.
A mirra, um óleo extraído de uma árvore com o mesmo nome, considerado anti-séptico, foi dado a Jesus como presente para fazer a limpeza de seu corpo e ao mesmo tempo protegê-lo contra as doenças.
Astrônomos do século XVI explicaram tal fato como se a Estrela de Belém fosse um cometa, mais precisamente o cometa Halley. Porém, este cometa apareceu bem antes do nascimento de Jesus, no ano 12 a.C. Além disso, outros cometas poderiam ter sido confundidos com a estrela de Belém, mas registros astronômicos comprovam que nenhum deles passou pela Judéia, podendo ser visto a olho nu, na época do nascimento de Jesus.
Hoje em dia, a estrela de Belém é caracterizada como um importante símbolo de natal, tendo uma cauda bem maior que seu tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando