sábado, 10 de outubro de 2009

Padroeira do Brasil

Em 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, resgataram das águas do rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Este rio nasce em São Paulo e desagua no litoral fluminense.
Encarregados pelo almoço do conde de Assumar, governador da província em visita a Vila de Guaratinguetá, eles lançaram as redes sem muito sucesso. até recolherem o corpo da imagem na segunda tentativa recolheram a cabeça, a partir daí os peixes em cardume apareceram em volta do barco.
Durante 15 anos Pedroso conservou a imagem em casa onde os fiés iam rezar e fazer novenas.
Tempos depois construiu um oratório até que o vigário erigiu uma capela no alto do Morro do Coqueiro, o número de pessoas aumentava consideralvemente, em 1834 teve início a chamada Basílica Velha. Em 1928, ano que marcou a passagem do povoada para município, um ano depois o papa Pio XI proclama a santa como Rainha do Brasil e padroeira oficial.
Surge a necessidade de local maior devido ao grande número de fiés em romaria, asim em 1955 tem início a construção da Basílica Nova a qual só perde em tamanho para a de São Pedro no Vaticano.
Foi idealizada pelo arquiteto Benedito Calixto em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168 m de largura: as naves com 40m e a cúpula com 70 m de altura, tem capacidade para 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem preconceitos

Minha foto
Sou muito tímida, cientista social, professora aposentada,casada, muito sacrificada, humilhada,muito fraca. Gosto de compartilhar tudo que sei, pois foi Deus que me deu, por isso gosto de ajudar.

Educar brincando