Santo Antonio, Fernando de Bulhões) nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua (Itália) em 13 de junho de 1231. Recebeu o nome de Antonio ao passar em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco. É um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal.
São João 24 de junho
São João Batista, nasceu no dia 24 de junho e morreu em 29 de agosto do ano 31 a.C. na Palestina. Foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua eneada Salomé, motivo: a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava o modo de vida daquela época. Antes de Jesus, já pregava publicamente às margens do rio Jordão. Ele instituiu a prática de purificação através da imersão na água o batismo, inclusive batizou seu primo Jesus Cristo nessas águas.
São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro papa.Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.Nas Festas Juninas há muitas comidas (pipoca, pinhão, amendoim, paçoca, milho-verde, quentão, canjica, etc), danças (quadrilha, dança típica dessas festas), músicas e brincadeiras.Tradicionalmente, comemoram-se essas festas acendendo-se fogueiras e soltando fogos de artifício. em todo o país, especialmente nas zonas rurais, há manifestações de expressões folclóricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário