A literatura, quanto à forma, pode ser apresentada em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo e estrutura podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros: o lírico, o dramático e o épico. Para ser mais didático adota-se uma divisão desmembrando do épico o gênero narrativo, podemos reconhecer ainda o gênero didático este como afirma Wolfgang Kayser: " o didático costuma ser delimitado como gênero especial que fica fora da verdadeira literatura"
Gênero lírico vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram feitas para serem cantadas.
Gênero dramático - drama, em grego significa ação.
Gênero narrativo é visto como uma variante moderna do gênero épico, caracterizando-se por se apresentar em prosa.
Gênero épico - A epopéia é a narração poética de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a toda uma coletividade. É uma poesia objetiva, impessoal; baseada sempre na história de um povo. Entre as mais famosas epopéias, destacamos: Ilíada e Odisséia (Homero, Grecia); Eneida (Virgilio, Roma); Paraíso perdido (Milton, Inglaterra); Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itália); Os lusíadas (Camões, Portugal)
Na literarura brasileira, as principais foram escritas no século XVIII: Caramuru (Santa Rita Durão); O Uruguai (Basílio da Gama) Vila Rica (Cláudio Manuel da Costa).
Uma epopéia clássica apresenta-se dividida em cinco partes:
a) proposição ou exórdio - é a apresentação do tema e do heroi;
b) invocação - o poeta pede auxilio às musas inspiradoras
c0 dedicatória - o poeta dedica a obra a um protetor;
d) narração - é o desenvolvimento do tema e das aventuras do heroi, com a exposição de fatos históricos
e) epílogo - é o encerramento do poema.