
A substituição desta bandeira, que freqüentemente rasga-se pela ação do vento, é feita em solenidades especiais no primeiro domingo de cada mês. O novo exemplar deve atingir o topo do mastro antes que o exemplar substituído comece a ser arriado. A cada hasteamento, revezam-se na guarda de honra soldados de uma das três armas militares (Marinha, Exército e Aeronáutica). As mais diversas entidades costumam doar bandeiras para a ocasião.
O mastro é uma estrutura cônica tubular com 24 tubos, dispostos ao redor de seções circulares centrais, e que se fecham na direção do vértice do cone, terminando em um tubo único de maior calibre que sustenta a bandeira. O número de tubos é representativo da quantidade de unidades da federação (estados) na época da construção do mastro, no início da década de 1970. Além da necessidade de imposição da bandeira nacional, a altura do mastro se deve também em razão da necessidade que a bandeira ficasse acima das representações de cada poder, sendo o prédio central do congresso nacional o mais alto da praça, fez-se necessário que o mastro ficasse em altura superior
Sou evangélica e gosto de pregar a palavra de Deus. O Senhor tem me inspirado e mostrado que as coisas existentes na terra podem servir de exemplo para avivar o povo Dele. A palavre de Deus diz que Ele é a nossa Bandeira, e vendo eu a história da bandeira do Brasil na praça dos tres poderes, lembrei-me da nossa Bandeira eterna, que tem todos os poderes em suas mãos.
ResponderExcluir