O dia da criança foi um ideia do deputao federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920.
Foi aprovada e oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, atravé do decreto nº 4867, de 5/11/1924.
No entanto, a data não é aceita de imediato
Em 1955, Eber Alfred Goldeberg, diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela promove com a Johnson & Johnson a "Semana do Bebê Robusto" a fim de aumentar suas vendas ´a partir daí que a data passa a ser comemorada.
Após o grande sucesso outras empresas decidiram criar a "Semana da Criança" e escolher uma data então ressurge o antigo decreto, e é estabelecida o 12 de outubro.
A maioria dos países comemoram o dia da criança segundo a ONU, no dia 20 de novembro, data que marca a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, onde todas elas independente de raça, cor, credo, sexo têm direito de receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados como saúde, educação gratuita e contra todas a formas de exploração das mesmas.
Pelo mundo
Na Índia é comemorado no dia 14 d novembro, aniversário de Jawahartal Nehru, primeiro ministro da Índia quando esta tornou-se independente do Reino Unido.
Em Portugal e Moçambique é festejado no dia 1º de junho.
Na Nova Zelândia, último domingo de outubro. A cada ano as crianças escolhem um animal nativo para homenagear.
No Japão são duas datas: para os meninos é 5 de maio, o Tongo do Sekku (Dia dos Meninos), neste dia as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Comem bolo de arroz recheado com feijão vermelho enrolado em folha de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu; para as meninas o dia é 13 de março através das tradicionais festas das bonecas (Hina Matsun). As famílias com suas filhas fazem exposições de bonecas representando antigas cortes imperiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário