O termo terrorismo surgiu pela primeira vez em 1798, no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa. Referindo-se ao regime de terror em que a França mergulhou entre setembro de 1793 e julho de 1794.
Alguns historiadores denominaram também de terrorismo a fase anarquista instalada na Europa em fins do século XIX.
Grupos terroristas do nosso planeta
Al Qaeda - grupo fundamentalista islâmico que possui financiadores para o desenvolvimento de ataques em diferentes pontos do planeta, além disso detém ramificações com a organização, configurando assim como uma atitude globalizada. Esse grupo surgiu no Oriente Médio, ataca esta região e outras partes do mundo.
Hizbollah (Partido de Deus) - desenvolve-se no Líbano, com participantes nos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e América do Sul.
Hamas (Movimento de Resistencia Islâmica) - grupo que atua em locais proximo à fronteira entre a Palestina e Israel, busca a formação do Estado Palestino através de atentados com homens bomba e outras modalidades.
Al Jihad - age no Egito, busca implantar um Estado Islâmico, possui ligação no Afeganistão, paquistão, Iêmen, Sudão, Líbano e Reino Unido.
Jihad Islâmico da Palestina - desenvolve-se em Israel, em áreas ocupadas pela Jordânia e Líbano.
Organização Abu Nidal - atua principalmente no Iraque, Líbano. Líbia e Egito.
Grupo Islâmico (GI) atua no Egito, no Afeganistão, Sudão, Reino Unido, Iêmen e Austria.
Frente Popular para a Libertação da Palestina - atua na Síria, Líbano, Líbia e Egito.
Frente Popular de Libertação da Palestina - Comando Geral: representa um grupo terrorista que surgiu na Palestina, atua na Faixa de Gaza e Líbano.
Kach e Kahane Chai - grupo terrorista israelense que busca a implantação do território conforme esta na Bíblia, logo, seu maior inimigo é a Palestina.
Grupo Islâmico Armado (GIA) - age na Argélia, formou-se em 1992.
Brigada dos Mártires do Al-Agra - grupo palestino terrorista que age com ataque, atentado e rebeliões contra Israel.
Grupo Abu Sayyaf - atua principalmente no sul das Filipinas e Malásia.
HUM (Marakat Ul- Mujahedin) - grupo extremista que atua em função do islâmismo em países como Paquistão e na região da Cachemira.
IRA (Exército Republicano Irlandês) luta pela saída das forças britânicas do território da Irlanda, age em partes da Europa, especialmente na Irlanda do Norte. É um grupo católico.
Partido dos Trabalhdores do Curdistão - grupo que aspira por território e independência, representa o povo curdo. Atuação: Turquia, Iraque, Síria e Europa Ocidental.
ETA (Pátria Basca e Liberdade) - busca independência territorial da França e da Espanha.
Movimento Islãmico do Usbequistão age sobretudo no Ushebequistão, além do Afeganistão, Tajiquistão e Quirguizia.
Tigres Tâmeis - grupo separatista que busca independência entre norte e sul do Sri Lanka.
Exército da Libertação Nacional do Irã - grupo que busca a expansão do Islâmismo
Autodefesa Unidos da Colômbia - grupo vinculado ao narcotráfico, visa proteger seus negócios contra a ação da FARC, além de garantir o plantio da coca e o mercado da cocaína.
Ensinamento da Verdade Suprema - com base religiosa que acredita que o fim do mundo esta próximo e esse será decorrente da Terceira Guerra Mundial entre Estados Unidos e Japão.
FARC - (Força Armadas Revolucionária da Colômbia) grupo de guerrilheiros que desenvolve um estado paralelo na Colômbia, atua mais na Venezuela, Panamá e Equador, além dos ataques, atentados e sequestros internamente.
Exército da Libertação Nacional - Colômbia. Age na Colômbia e tem idéias semelhantes aos praticados em Cuba, promove grande quantidade de sequestros no Peru, principalmente de estrangeiros.
Sendero Luminoso - grupo guerrilheiro que age no Peru finalidade: implantar um estado comunista.
Movimento Revolucionário Tupac Maru - grupo que atua no Peru e visa a restauraçaõ do regime socialista no país.
Frente Revoluionária da Libertação popular - grupo com idéias marxista, age na Turquia e contra os Estados Unidos.
Organização Revoluionária 17 de Novembro - age na Grécia contra os Estados Unidos, OTAN e União Européia.
Luta Revolucionária do Povo - criada para confrontar o governo militar e a ditadura que vigorou na Grécia na década de 1970.
Grupo Separatista Chechênio - terroristas que buscam a independñcia da Chechênia
em relção à Rúsia, cometem uma série de atentados.